As pintas no corpo podem nos contar muita coisa.

Tive oportunidades de diagnosticar um dos tumores malignos mais perigosos que existe, o melanoma.

Não é algo que aprecio ver, pois nem sempre consigo a curto prazo remover a lesão, conduta esta a mais indicada na grande maioria dos casos. Não se deve esperar para remover uma suspeita de melanoma!

O melanoma vem geralmente de uma pinta que se modificou com o tempo no corpo.

É muito comum os pacientes se referirem aos seus sinais como manchas, verrugas, pintas , impinges e por aí vão.

Vejo meus clientes ansiosos, apontando algumas lesões grandes, castanhas, meio “cascudas”. Inclusive é frequente, a pedido de médicos não dermatologistas, a avaliação de uma lesão com estas características. A mais comum encontrada é a queratose seborreica, e é uma lesão benigna.

Entretanto, há muitos pequenos sinais que devem receber muita atenção. Parecem aparentemente inofensivos, as pessoas não dão a devida importância, e é aí que mora o perigo. Na maioria das vezes são nevos displásicos, mas podem ser um melanoma em fase inicial.

Os nevos displásicos podem ou não virar um melanoma. Algumas pessoas tem mais chance de desenvolver melanoma, principalmente se tiver um ou mais dos seguintes itens:

  • Já ter tido melanoma
  • Um parente de 1o grau com história de melanoma,
  • pele clara e/ou olhos claros
  • História de queimaduras solares (quem não se lembra daquele primeiro dia da praia em que tomou o sol da semana inteira)
  • Nevos múltiplos (muitas pintas)
  • Nevos em área de atrito (sutiã, roupas de baixo, palma das mãos, sola dos pés),

Os sinais no seu corpo devem ser levados a sério!

Procure sempre um Dermatologista

O dermatologista é o profissional que mais tem condições de dizer a você o que as pintas significam. A dermatoscopia em cada uma delas é um exame relativamente simples e, ao mesmo tempo, um dos mais importantes quando feita por um profissional treinado.

Esse exame mostra quais pintas devem ser removidas, quais devem ser observadas e quais não apresentam características preocupantes.

Não permita que um profissional não-médico avalie suas lesões. Acrescento ainda: em hipótese alguma permita que a lesão seja removida, por mais inofensiva que possa parecer.

Você pode estar perdendo a oportunidade de tratar uma doença que tem cura, quando o diagnóstico correto é feito a tempo.

E você? Já examinou suas pintas hoje?

Marque sua consulta, aguardamos você!