Porque classificaram a pele em fototipos?

Os dermatologistas e pesquisadores observaram ao longo do tempo que cada tipo de pele responde de um jeito diferente para cada coisa que acontece nela como:

  • bronzeado
  • queimaduras
  • inflamação
  • feridas
  • procedimentos estéticos
  • e diversos de outros fatores

Essa diferença de resposta leva o dermatologista a individualizar os cuidados para cada tipo de pele, e assim diminuir a possibilidade de ficarem cicatrizes indesejáveis, ou manchas.

Podem até chamam atenção para um cuidado maior e exame mais frequente procurando diagnosticar câncer em fase precoce no caso das peles mais claras.

Pontos importantes que você deve saber:

Procure um dermatologista para fazer a avaliação correta do seu fototipo. A avaliação adequada do fototipo agrega melhor resultado nos tratamentos de pele que você vai fazer.

Pele Tipo 1

Quem é o Pele tipo 1?
Aquele com a pele bem clara, olhos azuis, sardentos.

Sempre queimam , nunca bronzeiam, PELE MUITO SENSÍVEL AO SOL.

O fototipo 1 é a pele mais branca que existe. Encontramos cabelos amarelos muito claros, cílios e sobrancelhas amarelas, pele muito rósea. Quando se expõem ao sol sofrem queimaduras graves e nunca se bronzeiam.

Pacientes albinos e pacientes com vitiligo que já pegou uma parte grande do corpo também entram neste grupo.

Costumo comparar a pele deles à uma casa sem portões, de janela e portas abertas, prontas para uma invasão, sem segurança nenhuma. É uma pele que não oferece proteção nenhuma ao seu DNA.

Então é uma pele com grande chance de ter tumores em idade bem precoce caso não seja protegida adequadamente. E mais, é a que mais cedo apresenta sinais de envelhecimento. O DJ Bera é um exemplo desta pele, também Nicole Kidman, Uma Thurman são bons exemplos desse fototipo.

Pele Tipo 2

E o Tipo 2? Pele clara, olhos azuis , verdes ou castanho claros, cabelos ruivos.

Sempre se queimam, bronzeiam às vezes , PELE SENSÍVEL AO SOL

O fototipo 2 continua sendo de pele branca. São as pessoas com os olhos claros, cabelos claros. Encaixam-se também aqui as pessoas de cabelo vermelho. Sofrem queimaduras severas no sol, e algumas não chegam a bronzear, ou bronzeiam-se pouco. Esta já é uma casa com porta e janelas trancadas, mas sem portões. Também está mais propensa e tumores e envelhecimento precoce.

Vamos citar exemplos famosos: Julia Roberts, Charlize Teron, Angelina Jolie, Marina Rui Barbosa, Leandra Leal e Eliana fazem parte deste grupo.

Pele Tipo 3

Agora vem o 3 (a maioria das pessoas de pele branca): Morena clara, queima moderadamente, bronzeia moderadamente, SENSIBILIDADE NORMAL AO SOL.

Estes pacientes podem se queimar gravemente sim. É aquela velha história de que ficou muito tempo sem frequentar a praia ou a piscina, e resolve bronzear-se tudo num dia só. Normalmente queimam-se pouco e bronzeiam-se moderadamente. Aí já podemos comparar esta pele à uma casa com portas e janelas trancadas, um portão e um cão de guarda. Esta casa está protegida, melanina sendo formada para proteger o DNA.

Eu sou um exemplo de fototipo 3 e muitas brasileiras conhecidas também são: Deborah Secco, Isis Valverde, Claudia Raia, entre outras

Pele Tipo 4

Vamos lá, fototipo 4. Pele morena moderada, queima pouco e sempre bronzeia, SENSIBILIDADE NORMAL AO SOL. As pessoas mulatas claras são desse grupo.

Os brasileiros estão na maioria nos grupos de fototipo 3 e 4.

As pessoas no grupo 3 são brancas, ou mais coradas, a ponto de não possuírem traços afro (nariz mais alargado, boca mais grossa) que automaticamente as classificariam no grupo 4.

Dentro do fototipo 4 já vemos as peles mais morenas, as pessoas mulatas. Queimam-se muito pouco e bronzeiam-se muito. Aqui temos uma casa muito protegida, com cerca elétrica. Tem mais resistência ao sol. A linda Camila Pitanga tem sua pele classificada neste grupo. Uma curiosidade deste grupo é que os orientais estão aqui, embora pareçam brancos. Eles estão aqui porque sua pele se comporta como uma pele do fototipo 4 quando inflamada. Mancha muito, marca com cicatrizes, forma queloides, características estas muito encontradas a partir do grupo 4.

Cito algumas pessoas que se encaixam neste grupo: Ísis Valverde, Paola Oliveira, a maravilhosa Camila Pitanga está aqui, bem como Jennifer Lopez, Salma Hayek

Pele Tipo 5

E quem me diz do fototipo 5? Pele morena escura, raramente queima, sempre bronzeia, pouco sensível ao sol.

No tipo 5 podemos enxergar uma casa muito resistente, com todas as características das “casas” das pessoas do tipo 4; com câmeras de vigilância. Estas peles quase nunca se queimam. O bronzeado é pouco ou nulo. Apresentam uma proteção ao DNA muito resistente. São peles que demoram mais pra envelhecer, e é menos comum formarem tumores que se relacionam com a exposição solar. Thais Araújo é uma grande representante deste grupo, bem como Margarete Menezes e a Miss Universo 2020, Lázaro Ramos, Beyonceé e Usain Bolt.

Pele Tipo 6

Finalmente o fototipo 6. Negro com o tom de pele mais escuro encontrado. Quase insensível ao sol.

O DNA bem protegido faz maravilhas! Mantém a beleza da pele por grande tempo. Quantas pessoas ficam mais lindas conforme o tempo passa! Aqui neste grupo estão os tons de pele mais escuros que se pode encontrar. Vemos aqui que chamam atenção as partes do corpo que são naturalmente mais claras, como os dentes e “o branco dos olhos”.

As deslumbrantes modelos Khoudia Diop e Nyakim Gatwech são as presenças de respeito neste grupo.
Cris Viana , Zezé Mota são pessoas de fototipo 6.

E finalmente eu gostaria de terminar com uma frase linda que eu vi fazendo as pesquisas para este artigo.

Não importa se você é negro, branco, se tem olhos azuis, ou verdes ou escuros… O importante é você ter Deus… e Ele não cria nada em vão, pois vem em forma de natureza… (Bob Marley)

Amo ver a beleza que cada fototipo tem. Sou apaixonada por uma pele bem cuidada! Entretanto uma pele afro é algo que contemplo demoradamente pela beleza que mostra, pelo brilho, pela vitalidade, pelo vigor e frescor! Ela precisa de um olho muito muito atento, pois o tom de pele muito escuro muitas vezes esconde algumas lesões importantes.

A conclusão que você deve tirar deste texto é que todas as pessoas podem se classificar nos fototipos. É muito fácil.

Entretanto, somente o dermatologista tem condições de indicar o melhor tratamento, para diminuir ao máximo a chance de complicações que cada grupo apresenta.

Marque sua consulta, venha conversar comigo e saber qual o tratamento mais indicado para o seu fototipo!

Aguardo você!